sábado, 13 de junho de 2009

In a Mission From God

Há alguns anos assisti The Blues Brothers (1980), dirigido por Jonh Landis. Produção recheada pelo nonsense e pelo cinismo de Jonh Belushi e de Dan Aykroyd nos papéis de "Joliet" Jake e Elwood Blues - dois irmãos, malandros e sádicos, movidos pelo talento musical e pela pilantragem.



O longa é resultado de um dos mais conhecidos sucessos de Saturday Night Live, programa transmitido há mais de 30 anos pela rede norte-americana NBC. O quadro, no qual Belushi e Aykroyd caricaturavam músicos de Jazz e Blues, tornou-se tão popular que rendeu dois projetos paralelos: The Blues Brothers Band, lançado pelo disco Briefcase Full of Blues (1978), e The Blues Brothers, adaptado para a telona em parceria com Jonh Landis.

Tão divertido quanto genial, o filme é marcado por participações de ícones da música como James Brown, Cab Calloway, Ray Charles, Aretha Franklin e - o bad like Jesse James - Jonh Lee Hooker.

De Sweet Home Chicago a Minnie the Moocher, são 2h30 de ritmo e solos de gaita, guitarra e baixo. A banda passa por praticamente todos o mais tradicionais estilos da música norte-americana e chega até a deixar gravada a sua versão de Stand by Your Man, imortalizada pela folclórica rainha do Country, Tammy Wynette.

The Blues Brothers Band gravou outros tantos discos e continua se apresentando em turnês pelos estados norte-americanos e por outros países. A produção chegou a filmar Blues Brothers 2000, suposta continuação da saga dos irmãos Blues, mas, sem a participação de Jonh Belushi, o filme não impressionou e acabou sendo deixado de lado pelos fãs e, até mesmo, pelo próprio Dan Aykroyd.

The Blues Brothers (1980 - Universal Studios) foi um presente dado por Lalá Cabrini. Em quase dois anos de amizade, o pequeno cronópio já me presenteou com sorrisos, abraços, livros e filmes inesquecíveis. Amor para além das belas-artes.

2 comentários:

Larissa disse...

amor para muito além das belas-artes. meu irmão mais velho, mais inteligente e mais foda - é, aquele que eu sempre quis ter e precisei mudar de cidade pra encontrar. :~
muitos presentes (e futuros) virão.
:* te amo!

Larissa disse...

só mais uma vez: te amo!